Wikia

Memória Alfa

Khan Noonien Singh

Discussão0
630 pages em
Este wiki
Khan, 2267.
Roger MurtaughAdicionada por Roger Murtaugh
Khan, 2285.
Kyle C. HaightAdicionada por Kyle C. Haight

Khan Noonien Singh é um vilão no universo fictício de Star Trek. Ele apareceu pela primeira vez no episódio "Space Seed" da série original, e no filme Star Trek II: The Wrath of Khan. Em ambos os casos, foi interpretado por Ricardo Montalbán. Ele geralmente é referenciado simplesmente como Khan.

As Guerras Eugênicas Editar

Khan foi um dos muitos “super-homens” (aumentados) engendrados geneticamente, produzidos por um grupo de cientistas na Terra durante o Século 20, e possuíam força física e capacidade analítica superiores a qualquer ser humano. Suspeita-se que Khan era um Sikh da região norte da Índia (Punjab).

Cientistas usaram um programa de produção seletiva combinada com engenharia genética para atingir seus objetivos, e de muitas formas, eles conseguiram; os “super-homens” eram mentalmente e fisicamente superiores a homens e mulheres comuns. O que os cientistas falharam em antecipar era que criar uma raça superior significava criar uma ambição superior; os “super-homens” sentiram que sua habilidades avançadas lhes dava o direito de governar o resto da humanidade.

Em 1993, um grupo de “super-homens” assumiram o poder simultaneamente em mais de 40 nações. Khan era considerado o mais perigoso dentre eles. Em seu auge, ele governou todo o sudeste da Ásia e metade do Meio-Oeste; mais que um quarto do planeta inteiro; mas mesmo isso não era suficiente para ele. Ele ambiocionava governar o mundo inteiro, assim como outros líderes engendrados geneticamente, e então acabaram por lutar entre eles mesmos.

Isto deu início às Guerras Eugênicas, durante a qual populações inteiras foram bombardeadas e aniquiladas da existência e o planeta inteiro mergulhou em uma nova Era das Trevas. Felizmente, por volta de 1996 os tiranos perderam o controle sobre uma população revoltosa. A maioria dos “super-homens” morreu ou foi setenciada à morte, mas 84 deles, incluindo Khan, escaparam a bordo de uma nave de hibernação: a SS Botany Bay.

A bordo da nave, a tripulação foi congelada criogênicamente para permitir que eles permanecessem em animação suspensa. Khan era considerado tão perigoso que dois séculos depois, a engenharia genética foi banida por toda a Federação Unida de Planetas pelo medo de criarem outro tirano como Khan.

"Space Seed" Editar

Data estelar: 3141.9.

Investigando um contato dos sensores, a USS Enterprise (NCC-1701) descobre uma nave perdida emitindo um sinal de socorro automático, que logo é identificada como uma antiga nave terrestre, lançada no final dos anos 90 do século XX e levando um grupo de pessoas em animação suspensa. Kirk vai a bordo junto com Spock, McCoy, Scott e a tenente Marla McGivers, uma historiadora que serve a bordo, a fim de identificar quem são os viajantes. Uma vez lá, após descobrirem que as pessoas são terrestres, percebem que o sistema de uma das câmaras parece iniciar a reanimação de seu ocupante. Apesar do equipamento apresentar problemas McCoy consegue salvar o ocupante, que é levado a Enterprise.

Enquanto McCoy trata o sobrevivente removido, Scott está a bordo examinando a antiga nave, chamada SS Botany Bay, onde existem mais 72 pessoas vivas aguardando para serem revividas. Spock informa não haver nenhum registro da Botany Bay enquanto Kirk especula que a nave poderia ser uma nave de deportação. Spock discorda, mas não consegue apresentar outra teoria além da de Kirk, que decide rebocar a nave até a base estelar mais próxima.

Enquanto isto McCoy informa que o homem recuperado irá sobreviver principalmente por causa das suas capacidades especiais, dando a Kirk motivos para crer que se trata de uma pessoa geneticamente alterada, um dos motivos das “Guerras Eugênicas” que quase destruíram a Terra na época. Neste meio tempo, Kirk repreende a tenente McGivers (que havia vindo à enfermaria para ver o paciente) por sua atuação no grupo de desembarque, julgando que ela se sentiu atraída pelo homem que haviam resgatado, mas ela nega, alegando que suas motivações puramente profissionais.

Algum tempo depois, o paciente acorda e surpreende McCoy, ameaçando-o com um bisturi quando este se aproxima para examiná-lo e exigindo informações sobre onde está. Embora com a faca literalmente em seu pescoço McCoy se nega, então o homem desiste libertando o médico. McCoy então informa que o homem está a bordo da Enterprise após ser resgatado de um sono de cerca de duzentos anos e que sua nave está sendo rebocada. McCoy chama Kirk e informa sobre o despertar do paciente.

Kirk chega a enfermaria e se apresenta ao homem como capitão da nave, perguntando então pelo seu nome, mas ele se nega e pergunta pelo seu curso e pelas outras pessoas de sua nave. Kirk informa estar indo a base estelar 12, o que obviamente não diz muito a uma pessoa resgatada do século XX.

Informa também que existem 72 pessoas nas câmaras de hibernação a bordo da Botany Bay, e os quais o passageiro exige que sejam revividos. Kirk diz que só fará isto quando chegarem a base Estelar 12. O Homem declara então que seu nome é Khan, mas sem entrar em mais detalhes. Kirk insiste em saber mais detalhes sobre a data da partida e natureza da viagem de Khan, mas este apela a McCoy alegando cansaço. O doutor convence então a Kirk que espere, porém antes que este deixa a enfermaria Khan pede a Kirk para ter acesso aos manuais técnicos da Enterprise, com o que capitão concorda.

De volta a ponte Kirk discute com McCoy sobre qual seria a origem de Khan, estando Spock inclinado a concluir que seu passageiro era um ser humano geneticamente melhorado, resultado de experiências para melhoria da raça humana realizadas por cientistas da Terra do século XX. Estes seres se rebelaram e tomaram o poder em várias nações do mundo, o que começou o período chamado de “guerras eugênicas” e que ao final quase resultou na destruição total da Terra. Spock especula ainda que ao final da guerra deveria haver cerca de oitenta a noventa destes tais “super-homens” no planeta, numero muito próximo da quantidade de pessoas transportadas pela “Botany Bay”.

Na enfermaria Khan recebe a visita da tenente Marla McGivers alegando curiosidade cientifica, entretanto Khan tenta abertamente seduzi-la. Marla francamente atraída por Khan deixa a enfermaria, mas logo depois este a procura em seus alojamentos pedindo que ela o leve ao jantar, proposto por ela mesmo em homenagem a chegada de Khan ao século XXIII. Desta vez Marla não resiste aos encantos de Khan.

Logo depois, durante o jantar, Khan é sabatinado por Kirk e Spock até que este se irrita a ponto de finalmente se revelar, não deixando duvidas de que este realmente é o que Spock pensava que fosse. Ao perceber o que havia acontecido Khan deixa o jantar e volta para seu alojamento, sendo seguido por McGivers. Ele revela que pretende tomar a nave e exige que a tenente o ajude. McGivers cede e promete ajudar Khan.

Neste meio tempo Kirk e sua tripulação estão em reunião discutindo sobre Khan, agora que tem certeza de sua identidade: Khan Noonian Singh, o mais perigoso dos ditadores das guerras eugênicas. Após uma breve discussão sobre o homem, Kirk ordena que seja colocado um guarda a porta do alojamento de Khan. Pouco depois Kirk procura Khan e tenta saber mais sobre sua viagem, porém mais uma vez só obtêm evasivas, embora tenha ficado claro para Kirk o perigo que seu passageiro representa.

Khan foge após Kirk deixar seu alojamento, e com ajuda da tenente McGivers, ele retorna a Botany Bay e reanima o restante de seus homens. Na ponte Kirk recebe a informação da fuga de Khan e ordena um alerta de segurança, entretanto descobre que a comunicação da nave bem como elevadores foram incapacitados por Khan que assumiu o controle da nave a partir da engenharia. Com os sistemas de suporte de vida da ponte desligados Khan da a Kirk um ultimato: Entregar o comando da nave ou morrer junto com toda a tripulação da ponte, com o que Kirk não concorda. Logo toda a equipe do comando está inconsciente.

Khan assume o controle da nave e reúne os oficiais comandantes e chefes de equipe da nave, e tenta convencê-los a juntar-se ele e para isto ameaça matar Kirk, e depois dele outros membros da tripulação até conseguir seu apoio, mas não tem sucesso.

A tenente McGivers deixa a sala, e logo depois o contato visual com a câmara onde Kirk estava sendo mantido é perdido. Acreditando que Kirk morreu Khan ordena a execução de Spock, mas neste meio tempo McGivers, que aparentemente mudou de idéia a respeito de Khan, vai até a sala onde Kirk está preso e após enganar o guarda que o vigiava, liberta o capitão da Enterprise. Neste momento, Spock chega, escoltado por um guarda que é posto inconsciente pelo vulcano após ser atacado por Kirk.

Kirk ordena Spock que inunde a nave com gás paralisante. Na sala de reuniões, Khan percebe que perdeu contato com seus homens no momento em que o gás começa a inundar o local. Ele foge e se refugia na engenharia, cruzando os circuitos de propulsão a fim de causar a explosão da nave. Kirk o segue e entra em combate corpo a corpo, e após derrotar Khan conserta os circuitos eliminando o perigo.

Com Khan e seus seguidores derrotados, Kirk agora tem a missão de julgá-los, incluindo a tenente McGivers. Ela dá então Khan a opção de ir para um planeta desabitado e tentar começar um novo mundo lá. Khan aceita, assim como McGivers, e são deixados em Ceti Alfa V onde tentarão sobreviver.

Star Trek II: The Wrath of Khan Editar

Data Estelar: 8130.3.

Khan retorna no filme de 1982 Star Trek II: The Wrath of Khan, quando os oficiais Clark Terrell e Pavel Chekov da USS Reliant são transportados para a superfície do que eles acreditam ser Ceti Alpha VI, procurando um inóspito planeta para servir de local de teste para o Dispositivo Gênesis, uma poderosa ferramenta de terraformação. Seus seguidores capturam Terrell e Chekov, e Khan explica que a terra desértica e estéril que eles habitam é Ceti Alpha V. O sexto planeta do sistema explodiu pouco depois de Khan e seus seguidores terem sido exílados, causando enormes mudanças no clima. O planeta ficou desértico, e muito dos sobreviventes (incluindo McGivers, que havia se tornado sua esposa) foram mortos pela única forma de vida sobrevivente do planeta, a enguia de Ceti. Quando a Reliant chega em Ceti Alpha V, apenas vinte dos seguidores de Khan ainda estão vivos. Jurando vingança contra Kirk, Khan controla Terrell e Chekov usando as enguias de Ceti implantadas em seus cérebros, deixando-os vulneráveis a sugestões. Khan então toma controle da Reliant, com a intenção de adquirir o Dispositivo Gênesis e se vingar de Kirk por se exílio.

Atraído por Khan até a estação espacial Regula I, a Enterprise cai no ataque surpresa da Reliant. Kirk, com sua nave avariada, engana Khan ao usar um código especial para remotamente abaixar os escudos da Reliant e infligir danos significantes a nave. Khan é forçado a recuar e realizar reparos. Usando Terrell e Chekov como espiões, Khan captura o Dispositivo Gênesis e deixa Kirk preso em Regula I. Entretanto, ele é enganado por Spock, achando que a Enterprise mal consgue se mover. Khan é surpreendido quando Kirk e a Enterprise escapam para a Nebulosa de Mutara. Instigado a seguir Kirk, Khan leva a Reliant para dentro da nebulosa, onde os escudos e os visuais são inoperantes. Devido a sua inexperiência em combates tridimensionais, a Enterprise desabilita a Reliant e mata seus seguidores. Recusando-se a aceitar a derrota, Khan ativa o Dispositivo Gênesis com a intenção de matar seu inimigo junto com ele próprio. Khan acredita ter condenado Kirk antes de morrer, porém Spock, em um ato de auto-sacrifício, se expõe a radiações mortais para poder concertar o motor de dobra da Enterprise, permitindo que ela escape da explosão.

Outras referências Editar

Khan foi mencionado no episódio DS9: Doctor Bashir, I Presume?, quando o Almirante Bennett diz "para cada "Julian Bashir" que possa ser criado, existe um Khan Singh aguardando para agir - um "super-homem" cuja ambição e sede pelo poder seria intensificada pelo seu intelecto superior. A lei contra a engenharia genética funciona como um muro de proteção contra tais homens e meu trabalho é manter esse muro intacto".

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória